Por que você carrega essa espada?

0 Comentários | Coloque um comentário no final da página

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Efésios 6:17

 

Antes de tudo vamos a algumas definições que podem ser esclarecidas aqui:
• A espada em tempos mais antigos era a principal arma utilizada por soldados após a invenção da lança e da faca (que eram mais acessórios de caça do que objetos de proteção propriamente ditos). A mesma tem o poder de corte e perfuração que a faca antes mesmo não tinha, possibilitando atacar e se defender em distâncias maiores e possui facilidade de utilização maior que a lança, já que a mesma deveria ser arremessada ou perfurada em seu alvo. Isso é uma definição um tanto simples do que a espada representava nos tempos antigos.

Mudando um pouco aqui visando à palavra de Deus, o apóstolo Paulo fala no capítulo 6 de Efésios a respeito da armadura de Deus. Apesar de possuir mais um contexto simbólico do que físico. Paulo leva o povo da cidade de Éfeso a entender a proposta de Deus com relação ao que somos dentro do reino espiritual, o nosso papel e quais recursos podemos estar utilizando no reino. A partir do versículo 10 do capítulo 6 Paulo começa a retratar sobre a guerra espiritual que os cristãos enfrentam. Medidas simples, mas eficazes contra todas as ciladas do inimigo.
Ao ler esta passagem me despertou certa curiosidade que me deu inspiração ao assunto e levou-me a refletir em alguns tópicos

* A espada é uma arma que tem poder para atacar e defender golpes do seu adversário;
* Para utilizá-la o portador deve possuir força suficiente para carregá-la em sua bainha e colocá-la em guarda na hora da luta;
* A espada não luta sozinha: o usuário deve possuir um treinamento específico de como utilizá-la bem como deferir golpes, visando atingir o adversário, assumir posições de defesa, levando em consideração o seu próprio corpo para não atingi-lo por acidente;
* A espada não é um brinquedo: o usuário deve usá-la somente quando necessário para que a mesma não venha quebrar ou ser usada por pessoas que não sabem correndo o risco de machucar seus amigos;

Logo após listar estes tópicos cheguei às seguintes conclusões no que diz respeito à palavra de Deus:

No 1º tópico fala a respeito da eficácia e do poder da espada que não é diferente na Bíblia. Jesus possui um exemplo interessante de combater usando a espada em Mateus cap. 4 na conversa de Jesus e Satanás. O inimigo propõe que Jesus faça um milagre, se aproveitando de sua fragilidade, já que Ele estava em jejum a um bom tempo, pedindo que transformasse as pedras em pães. Jesus “rebateu o golpe” na palavra dizendo “… nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Naquela hora Jesus se defendeu e contra golpeou o adversário na palavra.

Os 2º e 3º tópicos são interessantes: fala a respeito de saber manejar a palavra e possui força para usá-la. Em hebreus 4:12 o autor cita que a palavra de Deus é como uma espada de dois gumes tem poder para penetrar no mais íntimo dos órgãos e na própria alma. Agora imagine uma pessoa que não sabe manejar uma espada, ela corre o risco de se machucar e não atingir o adversário. Assim é com a palavra de Deus: a pessoa que não sabe manejar direito que não a lê ou não procura compreender acaba sem entender o que ela quer dizer e por sua vez se confunde não ajudando a si mesmo, as pessoas a sua volta e nem se defendendo do inimigo (que pode se aproveitar da situação e confundir o novato da espada!). Para isso ao ler a Bíblia procure ajuda de um dicionário bíblico ou de um professor se estiver em dúvida.

Vai uma dica aí seja como os cristãos de Beréia. Se você acha que alguém está pregando a palavra de modo que está trazendo confusão a sua mente (ou você mesmo ao ler) procure na Bíblia o texto por completo e contextualize. Veja o que o autor queria dizer ao citar aquelas palavras no versículo, ore e peça a Deus que esclareça sua dúvida e Deus que é o autor do livro irá te responder!
Mas não vá ao combate contra pessoas ou mesmo contra o inimigo se estiver despreparado. Treine bastante!

O 4º tópico também chama a atenção: a espada não é um brinquedo use-a somente quando necessário. Voltando ao versículo citado acima a palavra pode machucar se usá-la sem sabedoria, está certo que devemos exortar os outros quando a atitude correta não está sendo feita, mas devemos fazer na hora certa senão o que seria uma palavra de benção pode se tornar uma maldição. Um exemplo é respeitar em primeiro lugar a vontade de Deus se as coisas acontecem assim do nada, a morte de alguém ou alguém perder um emprego saiba usar a palavra certa! Oséias 4:6 disse que o povo foi destruído por falta do conhecimento. E com certeza ele se referia a palavra sem ela você meu amado será destruído seja pelo pecado, pelas suas atitudes ou pela sua própria mente não vacile!

 

A espada serve para proteção, nenhuma comparação da Bíblia com outro objeto foi tão perfeita como esta. Lembrem-se todos os dias que ao carregá-la debaixo do braço você estará levando a causa de Cristo com você. Então tenha em mente que ao usar esta espada você está colocando o nome de Cristo em jogo e o Evangelho que você segue e prega. Não escandalize como muitos fazem por aí, antes dê um bom testemunho. Faça com que as pessoas tenham amor pela palavra não ódio e desprezo. Que ao vê-la debaixo dos seus braços os ímpios não pensem: Ah mais um quadrado que fala alto e quer ser santo! Mas que elas venham a pensar: Ali vai um servo do Senhor! Alguém que faz a diferença!
Que o amor de Deus e graça Dele seja com todos!

Postado por:

Deixe um Comentário

Assinatura

Cadastre-se para receber as atualizações do site.


 

Copyright 2011 Ministério Evangelístico Novo Ser todos os direitos reservados

Semeando o amor de Cristo

Av. Presidente Castelo Branco, Lt. 13, Qd. 112 - Parque Tietê – São João de Meriti. CEP:25.585.521